HSADPA - Higiene e Segurança Alimentar no Transporte e Distribuição de Produtos Alimentares - Forvisão - Formação e Consultoria

T +351
Go to content

Main menu:

Recursos Pedagógicos
Forvisão - Formação e Consultoria

Recursos Pedagógicos
 
HSADPA - Higiene e Segurança Alimentar no Transporte e Distribuição de Produtos Alimentares

O Projecto

Todos os intervenientes numa cadeia alimentar têm a responsabilidade de assegurar a segurança dos produtos alimentares nas fases em que intervêm, independentemente da natureza das actividades que desenvolvem. Nesta incluem-se as empresas que operam no transporte de produtos alimentares ou outras que directa ou indirectamente interagem no transporte de produtos alimentares.

A importância dos alimentos na saúde dos consumidores e os perigos que este podem representar quando não são devidamente manipulados ao longo da cadeia agro-alimentar, são hoje realidades perfeitamente reconhecidas por todos. A minimização das ocorrências com impacto para o consumidor deve constituir uma preocupação para todos intervenientes da cadeia, desde o agricultor até ao consumidor. Nesta cadeia, o transporte e a distribuição de produtos alimentares (incluindo a comercialização) é muitas vezes um dos elos mais fracos na garantia da segurança alimentar.

Muitas das vezes o transporte de produtos alimentares é efectuado por empresas não especializadas no transporte deste produtos, não havendo uma sensibilização dos operadores para as questões específicas do transporte de produtos alimentares, nomeadamente os aspectos relacionados com a higiene e segurança alimentar. Assim, é frequente observar-se que os operacionais envolvidos nas actividades de transporte de produtos alimentares não possuem muitas vezes qualquer formação específica neste domínios e consequentemente não têm sensibilidade para as implicações que a sua actividade pode ter sobre os produtos. Mesmo quando o transporte é assegurado por empresas da indústria alimentar, quando as empresas são de pequena ou média dimensão como é o caso da maioria das empresas deste sector em Portugal, a formação do pessoal envolvido no transporte (motoristas e auxiliares) raramente é assegurada. Por estas razões, o conhecimento adequado dos meios disponíveis para o transporte de produtos alimentares, o conhecimento das implicações das condições de transporte na qualidade e segurança alimentar dos produtos transportados e o conhecimento das boas práticas são elementos importantes que são necessários para sustentar o desenvolvimento de competências dos operadores intervenientes notransporte de produtos alimentares.

É neste enquadramento que, com este projecto, se pretende apresentar de uma forma sistemática os principais elementos relevantes para uma adequada compreensão das práticas ao nível do transporte de produtos alimentares e das usas implicações ao nível da segurança alimentar. De modo a compreender adequadamente estas implicações é fundamental uma adequada compreensão dos processos e dos meios tecnológicos disponívels. Este projecto dá particular atenção aos produtos alimentares mais susceptíveis de sofrerem alterações que podem ter implicações quer ao nível da qualidade quer ao nível da segurança alimentar dos mesmos: os produtos vulgarmente designados por perecíveis. Estes produtos, requerem frio durante toda a cadeia alimentar. Por este motivo, a manutenção das adequadas condições de refrigeração ou de congelação constitui um elemento crítico para garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos alimentares perecíveis ao longo do transporte. Os diferentes tipos de transporte, bem como as suas implicações ao nível da conformidade do produtos, são analisados e discutidos neste projecto.


Vídeos
 
 
 
 
 
 
Back to content | Back to main menu